sexta-feira, 23 de agosto de 2013

III Agosto Negro - Atividades do dia 23, sexta-feira

Sexta-feira fechamos uma semana de atividades do III Agosto Negro - Mobilizando a Negra Luta!

Oficina de Tie-Dye

Na Escola Nossa Senhora dos Navegantes (Rua Zumbi dos Palmares, 295 - Navegantes I) às 14 horas. Ministrada pelo Alan Jenisch

O Tie-Dye consiste na técnica de amarrar e tingir permitindo fazer efeitos de diferentes formas e cores em tecidos. Esses efeitos de cores e formas tomou grandes proporções e divulgação com o movimento hippie, nascido nos Estados Unidos na década de 60 e que carregava em sua ideologia a paz, o amor e a liberdade.
Sua origem então acredita-se estar associada a técnica de Batick que surgiu em tribos africanas do Egito Antingo e da Messopotâmia que descobriram como extrair corantes naturais de uma série de plantas e assim realizavam o tingimento em tecidos. Essa técnica com o passar do tempo se tornou um verdadeiro instrumento cultural, que servia para refletir a cultura exuberante da África, com suas estampas grandes, cores fortes e contrastantes, que lembram terra, rituais, florestas, símbolos tribais.
A partir do período das grandes navegações e intensos intercâmbios culturais, mais paises conheceriam a arte do tingimento de tecidos, desenvolveriam suas próprias técnicas e métodos, sendo adaptada aos padrões culturais e artísticas dos diferentes povos. O tie-dye que conhecemos hoje é, principalmente, fruto da interação entre os diferentes movimentos e técnicas que existem ao redor do planeta.

OBS.: Quem for participar da oficina da Tye Die, é importante levar uma peça de roupa para fazer a técnica africana de tingimento, ok?



Diálogos contemporâneos: "Desafios de Resistência Étnico-Religiosa hoje"

Na FaE - Faculdade de Educação UFPel (Rua Alberto Rosa, nº 154, Sala 352), às 19h30.
Mediado pelo Prof. Diego Pereira e pela Profa. Eliane Rubim, integrante do Coletivo Negada.

Ação que integra a SEMANA DO FOLCLORE e que cria um momento propício para discutir as questões Étnicas e Religiosas (UMBANDA) nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário